sexta-feira, maio 11, 2007

"Primeiro cortem-lhe a cabeça, depois vamos julgar".

"A verdade é que você sente que não tem nenhuma proteção, nem jurídica, nem humana, e que está entregue ao arbítrio. Que na Igreja não funciona nem a lei divina – que eles interpretam como querem –, nem a lei humana, que eles não aceitam. É o arbítrio do príncipe, que é o papa que quer assim, do cardeal que quer assim. Os nossos dois cardeais do Brasil quiseram participar de todo jeito, e o cardeal Ratzinger negou: "Absolutamente". Então eles foram ao papa e o papa fez o jogo salomônico: "O tribunal terá duas partes, na primeira só o Ratzinger com o Boff e na segunda só os cardeais". Então me submeti àquele diálogo de uma hora e meia e houve uma pausa para o café. E o curioso é que foi naquela sala enorme, o cafezinho lá no canto e os funcionários correndo pra me pedir autógrafo e o cardeal furioso: "Ele é condenado, ele é condenado!" (risos)"
Entrevista de Leonardo Boff - Revista Caros Amigos
"Quando fui chamado ao Vaticano, por causa das minhas ideias sobre a Teoria da Libertação, Ratzinger mandou-me entrar no seu gabinete, mandou que me sentasse na cadeira onde já haviam sofrido semelhante interrogatório GALILEU GALILEI, e GIORDANO BRUNO, nos tempos da antecessora da Congregação para a Fé e doutrina, que foi a SANTA INQUISIÇÂO, para referir só dois dos mais conhecidos , e depois de me ter feito um interrogatório prolongado, decidiu-se por uma punição severìssima, ordenando-me o silêncio, a abstenção de escrever, falar em público e viajar". (Leonardo Boff)

5 comentários:

Anônimo disse...

E TDS HOJE SE AJOELHAM PARA ESTE HOMEM!SAUDADES.MUITAS.BJS

Giu disse...

Fê!
Bastante oportuna essa postagem... Do mesmo teólogo, uma frase interessante sobre a evangelização no Brasil:"Ela é "moderna", está no mercado mas sem qualquer sentido de crítica ao tipo de sociedade e de mundo em que vivemos e sofremos. Eles precisam ser ajudados a unir Pai Nosso com Pão Nosso, pois só assim poderão dizer, de verdade, amém." Né mesmo?
Ótimo final de semana procê.
Beijos da Giulia

Unknown disse...

E vc voltou...
Pois sim, eu tinha desistido..vinha e cara na porta.
Beijos Fê

Beatrice disse...

Ainda me pergunto quando será o tempo em que a igreja saberá seu verdadeiro lugar, quando deixará dizer o que alguém deve ou não fazer, o que se pode ou não. E mais: quando deixará de ser ouvida??

Paloma disse...

bastante apropriado esse post ;)
beijinhos