quarta-feira, abril 11, 2007

O VIAJANTE


"Certa vez, vieram para corte do príncipe de Birkasha uma dançarina e seus músicos. Tendo sido admitida na corte, ela dançou a música da flauta, do alaúde e da cítara. Executou a dança das chamas e do fogo e a da espada e das lanças. Dançou as estrelas e o espaço e então, ela dançou a dança das flores ao vento. Quando terminou, aproximou-se do príncipe e curvou o corpo, em reverência, diante dele. O príncipe ordenou que ela se aproximasse e perguntou-lhe: - Bela mulher, filha da graça e do encanto, de onde vem sua arte e o que é este seu poder ao comandar todos os elementos em seus ritmos e versos? E a dançarina, aproximando-se, curvou mais uma vez o corpo em reverência e respondeu: - Sua alteza, sereníssimo senhor, eu não sei a resposta para suas perguntas. Somente isto eu sei: a alma do filósofo habita sua mente, a alma do poeta habita seu coração, a alma do cantor habita sua garganta, mas a alma da dançarina habita todo o seu corpo." (K G)

11 comentários:

Beatrice disse...

Cada poro, cada pêlo, cada curva, cada trecho de pele. Dançar é a arte de [con]fundir-se com o cosmos.

Isaac Nogueira disse...

viajo
ajo
resulto
insultos?
que transformem-se
em sulcos
de amor e luz
em toda existência

Anna Flávia disse...

É bem por aí mesmo.

Beijo

delusions disse...

Concordo inteiramente... Nunca tinha lido um texto assim sobre a dança... Adorei

Bjs* bom fim-de-semana

Isadora disse...

uau, bem bonito !

Anônimo disse...

Isso me leva a elocubracoes um tanto fantasiosas para as comparacoes ! Mas como lirismo do corpo ta valendo ...ela dança, eu danço!

Jack "travolta" Aré

Anônimo disse...

Uma ode a sensibilidade...
Beijos

Paloma disse...

lindo!!
AMO dançar!

Anônimo disse...

khalil gibran, há um certo tempo, foi leitura ávida minha. dos vários livros dele que possui, tenho ainda comigo dois: areia e espuma e o errante. neste, com pequenas variações de tradução, encontra-se este texto. 1 beijo

Juliana Marchioretto disse...

dançar é encanto puro!

bjo

Anônimo disse...

Deixa essa mulher ir lá...
pra que prender..deixa ela viajar..quem sabe assim ela discubra como é sem graça a "terra do nunca"
A "Terra do Nunca Viver Realmente"

Lokura!