quarta-feira, novembro 01, 2006

Ano Novo Celta

Descobri essa história no blog de uma nova amiga: Teia da Ariana

"O Samhain celebra o final do Verão (que é precisamente o que o próprio nome significa se for traduzido). É um festival lunar - o mais importante dos oito Sabbats que existem (Yule/ Imbolc/ Ostara/ Beltane/ Coanhaim/ Lughnasadh/ Herfest) e tem início na véspera do dia 1 de Novembro, sendo que marca a Passagem de Ano no calendárioo Celta (1 de Novembro corresponde ao dia do Ano Novo celta). "

... E o ano chega ao final! Nossos últimos alimentos são colhidos após o equinócio de outono, marcando o início dos meses em que viveremos com o que conseguimos estocar. Os alimentos fornecidos pela Grande Deusa devem agora alimentar seus filhos famintos e nutrir o Deus em sua caminhada pelo "outro mundo". O raio do trovão que atingiu o carvalho e fecundou a terra é a promessa do retorno do Deus através daquela que um dia foi sua amante, mas que agora será sua mãe: a Deusa. E assim o ciclo de vida, morte e renascimento volta a estabelecer o equilíbrio a Roda do Ano.
O "Outro Mundo" celta, também conhecido como o Abismo, é um lugar entre os Mundos; uma mistura de paraíso e atormentações. É o lugar no qual todos buscamos respostas para nossas perguntas mais íntimas, onde a fantasia se mistura à realidade e o consciente ao inconsciente. O Abismo é o local onde os heróis são levados para que possam confrontar seus maiores inimigos: seus próprios fantasmas. Somente vencendo esses fantasmas, que nada mais são que seus medos, preconceitos e angústias, eles poderão retornar como verdadeiros heróis. (Retirado deste
Site)

6 comentários:

Anônimo disse...

Interessantíssimo, Fernanda. Muito bom.

Isaac Nogueira disse...

A história fascina, seja o passado distante, recente ou o momento. Acho que não respondeu minha pergunta, tudo bem , se tiver um tempinho, passa lá no blogue e deixa ela. Valeu !

Anônimo disse...

Esse post me fez lembrar do Mahabarata, mais especificamente a parte do Bagavda Ghita.

É isso ai.
Bjs e otimo feriadao.

Anônimo disse...

realmente acho q o alimento dia muito de uma cultura ou civilização!!
bj e ate mais...

OLHAR VAGABUNDO disse...

:)beijo vagabundo

Anônimo disse...

Assisti esta semana a um programa sobre Stonehenge no History Channel. Espero que desta vez meu comentário apareça. Este blog não aceita comentários facilmente para quem não é do Google Boogger